domingo, janeiro 09, 2005

Lassie



A relação entre o homem e o cão começou perto do início histórico do sedentarismo, por uma questão de conveniência mútua. Esta relação simbiótica consistia, no que respeita a cedências humanas, na disponibilização dos restos alimentares para os rostos esfomeados caninos. Por seu lado, os cães auxiliavam os homens nas mais diversas tarefas, inicialmente restritas ao cariz proteccional mas entrando com o passar do tempo em áreas como a pastorícia. Até à actualidade, no entanto, esta relação quase profissional foi-se transformando numa amizade fortíssima, por vezes comparável às melhores amizades dentro da própria espécie.
A total dedicação de que estes animais são capazes para com o seu dono, transpondo a barreira instintiva da preservação própria, comove-nos de uma forma surpreendente e leva-nos a sentir um amor muito suis generis por aqueles que acabam mesmo por ser os melhores amigos do homem. Sempre que somos vítimas de traição, mentira ou abuso de confiança na sociedade humana olhamos para o nosso cão, para o seu olhar imerso em ternura e adoração, e sentimo-nos reconfortados por saber que temos ali alguém merecedor da nossa confiança e do nosso amor. Em cada lambidela suja e molhada está o reflexo de uma forma de altruísmo única, incomparável.
Desde criança sempre adorei animais, tendo pelos cães uma adoração inata que foi crescendo com o passar do tempo. Ver a morte ou o sofrimento de quaisquer seres humanos exibida em filmes televisivos quase não me causava reacção, mas a mera sugestão de sofrimento canino levava-me a um choro intenso e incontrolável; já nessa altura conhecia o fingimento humano e a honestidade canina.
Foi-me um dia dito por um sábio que conheço que "quem gosta de cães é sempre boa pessoa!". Subscrevo. Parece-me que gostar de cães significa saber as maravilhas de uma relação sincera e querer conhecer o procedimento para a conseguir. Significa sentir prazer no amor pelos outros. Significa ser puro, ou querer sê-lo.

5 Comments:

At 9:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Em cada lambidela suja e molhada está o reflexo de uma forma de altruísmo única, incomparável."...sublime Luis. Eu que não tenho cão percebi e concordo com tudo o que escreves...! Recomendo o filme Amor Cão, um filme que choca um pouco mas muito interessante no que diz respeito á relação cão-humano. Viva Los Perros!!! ah...já agora...www.despertardamente.weblogger.terra.com.br
Paz! peter

 
At 3:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

nao podia concordar mais... ainda bem q escreveste sobre este tema ja que eu tambem queria dizer algo sobre os nossos adorados doggies. Tenho que sublinhar a ideia de que quem realmente gosta de caes é boa pessoa, e nao tendo nada mais a acrescentar, deixar o protagonismo para quem merece... bjs pa ti lain (ainda nao vi a tua bola de tenis nova), e damiao, apesar de estares aqui ao meu lado, és o meu melhor amigo! mas ressonas um bocadinho... jon

 
At 5:27 da tarde, Blogger PARTILHAS said...

Tenho um amigo, que durante algum tempo, treinou cães. Diz, que os donos e os cães, são muito parecidos...
Há quem goste de cães, com outras intensões... e outros treinos. Por coincidência ou não, o meu cão é muito parecido com o da foto, além de meigo e gentil. Mas, antes deste tive outro, que tive de mandar abater, para a minha própria segurança... Posso dizer-te que de cada vez que vejo um Pit bull, na rua. Fixo bem os olhos dos donos e a maioria das vezes eles incomodam-se com isso. Nem todas as pessoas que gostam de cães... E nem todos os cães...

 
At 6:57 da tarde, Blogger Luís Almeida Fernandes said...

Chamar cão a um pitbull é quase uma ofensa para todos os outros. Apesar de os considerar bonitos, são uma raça apurada específicamente para a raiva e o combate e nunca na minha vida teria um animal desses. Quanto a todas as outras raças considero-as intrinsecamente boas, apesar de (como tudo na vida) poderem ser treinadas noutro sentido.
Naturalmente, o meu conceito de gostar de um animal não está relacionado com o gosto pelas suas lutas ou pelo seu sofrimento. Não considero que um fã de touradas goste de touros.

 
At 12:40 da tarde, Blogger AnaP said...

Eu gosto de cães e até tenho uma cadela. Mas adoro gatos e por isso tenho 3. Também não gosto de filmes em que se sugira ao de leve um mau trato a um animal. Gostar de animais é algo que considero fundamental para uma vida equilibrada. Sinceramente. As pessoas que conheço que não gostam de animais, têm uma pancada tão grande que nem vale a pena uma pessoa falar com elas de mais nada que não seja um "olá" dito de raspão enquanto nos benzemos. Beijocas :-)

 

Enviar um comentário

<< Home